SISTEMA SOLAR



O SISTEMA SOLAR 

Este capítulo  será dedicado ao estudo do sistema solar, principalmente no que se refere aos componentes que orbitam o Sol, nossa estrela. Nesta primeira parte discutiremos então a respeito dos planetas e dos corpos menores que compõem o meio interplanetário. Por se tratar de um tópico bastante extenso, não nos aprofundaremos no estudo individual dos planetas, apresentando somente suas características mais relevantes.

Meio Interplanetário 

O Sol e seus oito planetas são os principais constituintes do Sistema Solar, que além desses componentes possui vários outros elementos, como planetas anões, satélites, asteroides, meteoroides, cometas e poeira zodiacal. Por concentrar quase a totalidade da massa do Sistema Solar (99,87%), o Sol exerce uma poderosa atração sobre os demais corpos, fazendo-os gravitar ao seu redor. 
A órbita de Netuno representa o tamanho aparente do Sistema Solar e a luz do Sol leva ~ 4 horas para chegar até esse planeta. Este tempo é bastante curto quando comparado com a distância média até as estrelas vizinhas, que é de aproximadamente 5 anos-luz. Para termos uma idéia das escalas de distâncias envolvidas, poderíamos supor que dois sistemas planetários vizinhos seriam como dois vilarejos com extensão de apenas 1km cada, ambos localizados no Continente Sul Americano; um no extremo sul e outro no extremo norte.  A palavra planeta é de origem grega e significa astro errante. Somando a massa de todos os planetas verificamos que ela corresponde a uma pequena fração (0,134%) da massa de todo o Sistema Solar.

A massa dos planetas é determinada aplicando-se a terceira lei de Kepler, com base no movimento de seus satélites. No caso de Mercúrio e Vênus (que não têm satélites), a massa é determinada pela análise de perturbações gravitacionais que esses planetas exercem no movimento de outros planetas, asteróides ou cometas.
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (também chamados planetas externos) têm baixa densidade e são classificados como planetas jovianos, pois seu protótipo é o planeta Júpiter. Seus principais constituintes são substâncias livres: hidrogênio e hélio gasoso, gelo de água, metano, dióxido de carbono e amônia.
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os planetas com densidade maior, formando a classe dos planetas telúricos (neste caso, o protótipo é a Terra). São constituídos de rochas (silicatos e óxidos) e metais, como  níquel e ferro. 

EXEMPLO DAS SUPERFICIES DOS PLANETAS E O NOSSO SOL.



Abaixo um Simulador Astronômico... recomendo aguardar e verificar o quão magnifico ele é, desde já, ele oferece todas as informações necessárias sobre o sistema solar em si.
lhes apresento SOLAR SYSTEM SCOPE.
Configure a linguagem EN para PT para melhor entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário